Menu

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Route 66, Day 7 - Holbrook to Flagstaff

O Arizona foi o estado que mais me surpreendeu e, felizmente, pela positiva! Depois de um Novo México pleno de desertos, o Arizona é uma lufada de ar fresco. A diversidade de paisagens é enorme, variando entre deserto, florestas, montanhas, planícies, pequenas cidades turísticas... Enfim, não faltam motivos para nos encantarmos por este estado enorme! 
No nosso primeiro dia pelas estradas do Arizona, tivemos de voltar atrás, já que o hotel onde dormimos ficava  para lá do deserto pintado (Painted Desert) e da floresta petrificada (Petrified Forest), duas zonas de parque natural que queríamos conhecer. No dia anterior tínhamos passado por lá, mas como era de noite não deu para ver grande coisa. E valeu a pena! Nesta área a beleza selvagem é quase hipnotizante. A verdade é que senti os meus olhos presos àquelas paisagens, as cores coordenam-se tão bem que, de facto, parece que o deserto foi pintado à mão. Os tons variam entre o avermelhado da terra, o verde seco dos arbustos, os cinzas-acastanhados das montanhas e o azul do céu num dia tórrido de Verão.
Para o almoço, escolhemos o restaurante Mesa Italiana, em Holbrook. Ao entrarmos tivemos a sensação de estarmos a viajar no tempo até aos longínquos anos 60: paredes cor-de-rosa velho com guardanapos de pano a condizer e toalhas de plástico a proteger as mesas. Quanto à comida, nada a apontar! O pão de alho estava óptimo e encheram-nos o cesto umas duas ou três vezes.
Com a barriguinha cheia, fizemo-nos novamente à estrada. Parámos em Jackrabbit, uma terriola mínima, mas com um ego do tamanho do oeste americano! Aliás, o slogan por lá é mesmo "If you haven't been to the Jackrabbit, you haven't been in the southwest!" 
Seguiu-se a pequena cidade de Winslow, famosa pela estátua Standing on the corner, dedicada ao clássico dos Eagles "Take it Easy". No entanto, enquanto lá estivemos, a única música que se ouvia na rua era a mítica "Hotel California"... Em Winslow está tudo tão arranjadinho que parece que estamos no cenário de um filme dos anos 50!
Antes de darmos por terminado o dia na Route 66, ainda conseguimos ter tempo para visitar o Meteor Crater Observatory e conhecer um pouco mais sobre a história deste grande buraco. Aliás, se há coisa que não falta no Arizona são buracos, já que a este se junta o enorme Grand Canyon! Mas isso ficou para o dia seguinte da nossa viagem! Voltando à cratera, o que dizer?... É gigantesca! Dentro do observatório é possível assistir a um vídeo sobre o meteoro e os vários estudos efectuados na zona.  Há ainda uma zona de exposições onde não falta um pedaço do meteoro.
Flagstaff foi a cidade escolhida para jantar e passar a noite. Situada num vale, Flagstaff está rodeada por montanhas e floresta, o que a torna muito bonita e turística: no Verão os rios são usados para a prática de canoagem e durante o Inverno há as estâncias de ski e snowboard.
O jantarinho foi no restaurante Granny's Closet, um sítio bem simpático, com a estátua de um gigante agricultor a dar-nos as boas vindas. Lá dentro, a decoração vintage domina o espaço, como se de facto se tratasse da casa de uma avózinha. A ementa era um misto de várias influências - comida italiana, mexicana e norte-americana - e as doses eram extremamente generosas! Saímos de lá quase a rebolar! 
A solução: dar uma voltinha a pé pela cidade! E ainda tivemos a oportunidade de estar à conversa com um índio da tribo Hopi!

O Wigwam Motel, em Holbrook!
Ao pé do motel havia uma loja (!?) de estátuas de dinossauros feitas à mão!
A zona de parque natural!
A Floresta Petrificada e o Deserto Pintado!
Almocinho no Mesa Italiana!
Detalhes da Route 66 no Arizona!
Em Jackrabbit, onde não há muito mais para além disto...
Em Winslow, junto à estátua "Standig on the corner".
No Meteor Crater Observatory!
A gigantesca cratera!
Em Flagstaff, no restaurante Granny's Closet! Adoro os posters dos filmes!
A paparoca! Fajitas de frango, bife com batata recheada e para terminar em beleza, uma tarte de maçã gigante com gelado! 
O nosso passeio por Flagstaff!

4 comentários:

Fashionista disse...

Lindo! Que tarte de maçã enorme!!!!!

ana disse...

estou mortinha por poder fazer esta mesmíssima viagem. até lá vou-me deliciando com a tua :)

Alexandra disse...

:))

Desejosa de ler sobre o Grand Canyon... :p

Marcia_Oliveira disse...

Olá, olá

Peço desculpa por estar a chatear mas, na verdade é que tenho uma questão pertinente. Gostaria de saber se já tiveste situações ou conheces alguém que tenha sofrido bullying mas, no local de trabalho. Como compreendo que esta questão é delicada, podes-me dar a tua resposta para o meu blog mas, não te preocupes, mesmo que a resposta seja negativa eu não publico o comentário. :)
[Prometo que depois explico tudo!]

Um enorme beijinho e, muito obrigada *