Menu

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A polémica do momento...

Aqui nos States, o programa Toddlers & Tiaras é um sucesso de audiências, mas o verniz estalou agora... É que uma das crianças apareceu a desfilar numa das competições vestida de Julia Roberts no filme Pretty Woman na versão hooker!
E vai daí que tem sido notícia todo o dia! "Ah e tal... Estão a sexualizar as crianças"... Mas não era já isso que o programa mostrava antes?! Pequenas versões de gente grande?! 
Aparentemente, é preciso porem um fato de prostituta numa miúda de 3 anos para chegarem à conclusão de que tudo aquilo é errado e uma verdadeira exploração infantil.
Sim, porque mascarar as miúdas de princesas, pôr-lhes dentes postiços, perucas, dar-lhes bronzeados falsos, tudo bem, agora vesti-las de prostitutas já é ir longe demais! Isto parece-me uma hipocrisia tão grande... Sempre considerei este programa abominável e confesso que não percebo como é que aquilo passa na televisão. Pode ser que agora o cancelem de vez!

20 comentários:

S* disse...

Mas que degradante... condenável, só por si. Um abuso, uma pressão tão grande que aqueles pais põe na criança. A roupa é o menos.

Mary disse...

Exactamente S! A roupa é mesmo o menos!

EX - Barriguda disse...

Mesmo que cancelem o programa, esses concursos nojentos vão continuar! Eu já tinha achado chocante ter visto uma miúda vestida como a Madonna, com aquele corpete do Jean-paul Gaulthier, o das mamas bicudas!!! A miúda não devia ter mais do que 7 ou 8 anos! Sempre achei que estes concursos tinham tanto sucesso nos States por haver tanta mãe feia e amargurada que projectam nas miúdas a vida que nunca tiveram! Bando de frustradas!!!1

Mary disse...

Tens razão Barriguda, infelizmente os concursos continuam independentemente de acabarem ou não com o programa. Mas acho que um canal que se intitula de "The Learning Channel" (TLC) devia evitar passar programas deste género.

Fashionista disse...

Nunca gostei do programa.. pestanas postiças, dentes postiços, maquilhagens.. uma tortura!

Ricardo disse...

Sinceramente, adoro ver programas da TLC, crazy people everywhere! só não consigo ver mesmo este.
a) frustrated moms - a sério, é o que pulula mais por lá. as senhoras empiriquitadas que estão um bocadinho gordas velhas e longe de serem umas misses e transformam as míudas em bonecas vivas.
b) spoiled brats - Se há muitas mãs malucas, a quantidade de crianças malucas que por lá passam também não deixa que desejar. vi um episódio com uma miuda chamada não sei quê, que tinha um stage name acho que era tootie. então era como se tivesse dupla personalidade. a mãe era basicamente escrava dos caprichos da pirralha, até fazia impressão.

Não gosto de concursos de belezas de gente crescida, quanto mais de gente pequena.
estou mais viciado em "my strange addiction". sabes se vão fazer uma 3rd season(visto estares aí e teres acesso à TV daí e tal)?

Sardine disse...

Aqui também passa e num dos meus canais por cabo favoritos, o Discoveny Travel & Living! É realmente assustador, ver as miúdas tão novinhas já metidas em coisas destas. No meu tempo andavamos descalços, rebolava-mos na relva, brincavamos na terra, dançavamos à chuva, etc. etc.
Desde há uns anos que os miúdos deixaram-se disso, agora mal sairam da barriga da mãe já pensam em maquilhagens e saltos altos, calma! Tudo a seu tempo, a vida até pode ser dois dias mas há que aproveitá-la da maneira mais saudável para cada idade!

Mary disse...

Olá Ricardo, por aqui ainda não se fala em 3ª série do My Stange Addiction, mas é muito provável que venham a fazer. Só vi esse programa uma vez, estava a fazer zapping e dei com a história de um homem viciado em maple syrup. acabei por ficar a ver. Quanto aos programas da TLC, ou da TV em geral, não sou de fazer grandes críticas, até porque só vê quem quer. No entanto, quando se trata de crianças, acho que é preciso ter algum cuidado, afinal, elas ainda não têm maturidade ou discernimento para se defender. E estes programas só servem para as transformar em pequenos monstrinhos, "spoiled brats", tal como tu dizes.

Ricardo disse...

espero que renovem, I love me some crazy people <3 .
Tipo, a mentalidade dos americanos é um bocadinho incoerente. para umas coisas são completamente promíscuos, e de repente sentem-se no direito de pregar a moral e ficar chocados e nhenhenhe.
Infelizmente como disse a Barriguda, infelizmente acabar com o programa não previne de aparecerem crianças com roupas provocadoras todas maquilhadas em outros concursos. enfim. é triste, mais pelos putos.

Alexandra Neto disse...

CREDO odeio este programa, estes concursos... As mães são sempre uma cambada de ursas frustradas. E concordo com tudo o que disseste. Este programa e estes concursos metem-me mesmo nojo...

Pipita disse...

Vi o programa algumas vezes, mais por curiosidade e para entender um pouco mais até onde vai o limite da parvoíce dos americanos. Daquilo que vi choca-me que muitas vezes as mães são autênticos trambolhos que querem projectar os seus sonhos nas suas filhas. Acho um atentado colocarem dentes postiços, bronze, pestanas, maquilhagem carregadíssima, em crianças...aliás nem me parece saudável este tipo de competição em idades tão jovens, em que se está já a incutir a importância da beleza, como se fosse a única coisa que interessa.

Os americanos são uns falsos púdicos...sempre que aparece um mamilo/rego/peito ou alguém diz palavrões toca a desfocar/ocultar, mas depois passam na TV toda a espécie de porcaria que possa existir!

Bjs

Supimpona disse...

Desteto este programa, acho que o apanhei uma vez em zapping e depois nunca mais o pude ver à frente! Esses pais também deviam ser julgados. Isto é um crime contra a infância das crinaças. Elas têm é que vestir as bonecas e brincar às casinhas. Mais parece que as mães são as crianças a brincar com as bonecas! É muito repugnante mesmo!!!

Andreia Agostinho Dias disse...

Também eu abomino essa feira à volta dos concursos de beleza amaericanos. Uma vez apanhei o programa na TV e uma mãe contava que para a menina ter uma melhor performance nas provas de talentos lhe parava de dar a medicação de que precisava por ser hiperactiva o que fazia com que não se conseguisse concentrar quando voltava às aulas mas a mãe achava que era um mal menor a pagar por ser tão bonita e ter de o mostrar ao mundo...

Joana disse...

Aqui vai mais uma noticia sobre esse programa: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1998245

Alminhas disse...

Eu não consigo ver esse programa. É uma autêntica aberração da sociedade. Devia de ser proibido. É doentio!

XS disse...

aínda bem que isso aínda não chegou à nossa terra...mas se chegar, acredito que clientela não vai faltar!

amola-tesouras disse...

Impressiona-me especialmente ver as entrevistas das mães a dizer que as filhas adoram fazer aquilo, logo seguidas por cenas em que a criança está notoriamente infeliz e perturbada porque não quer ser maquilhada ou vestida ou ensaiar ou outras macacadas do género. Mas as mães (e às vezes os pais) parece que se auto-hipnotizam para pensar que as crianças nada mais querem na vida a não ser entrar em pageants! (noutras palavras... a criança não tem vontade própria, é uma extensão da vontade da mãe/pai).

Mesmo que as meninas queiram mesmo (e já vi algumas que pareciam felizes e divertidas), eu pensaria muito seriamente antes de o permitir, porque é uma exposição perigosa. Já houve um caso de uma menina que participava em pageants (a JonBenet Ramsey) que foi raptada e assassinada por um pedófilo.

Eu acho que o problema nem é tanto o "sexualizar"... é que estas crianças vão crescer a pensar que para agradarem aos outros têm de ser assim e assado, e nunca vão conseguir pensar no que elas próprias querem para a sua vida.

Laura disse...

Também foi falado recentemente em Portugal, a propósito do ditoso programa de televisão, que uma das meninas apareceu com maminhas falsas a imitar a Dolly Parton. Acho a essencia do programa boa mas depois extravasa-se muito para além do razoável, tendo em conta a idade das concorrentes. Ma os americanos são mesmo uns falsos puritanos porque criticam tudo o que se passa no programa mas não deixam de dar audiências incentivando os produtores a continuarem. Para além disso as inscrições para participar no programa são intermináveis. Vá-se lá entender esta gente!

A Dieta e a Cidade disse...

que impressão... não consigo escrever mais nada... =S

Na America Profunda disse...

Sao uma cambada de maes frustradas que querem fazer nas miudas o que elas nao conseguem com elas proprias, ja reparaste como se vestem??
beijinhos
e obrigada pelo parabens