Menu

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

High Line Park - Um espaço que poucos conhecem!

Hoje dou-vos a conhecer mais um daqueles segredos bem guardados de Nova Iorque - o High Line Park!
Trata-se de um parque recente e inovador, conhecido sobretudo por quem habita a cidade e ainda pouco explorado por turistas. A primeira fase do High Line Park foi inaugurada em 2009 e a segunda está agora em fase de conclusão, mas ainda não está aberta ao público. 
O que há de inovador neste parque é o facto de ter sido construído sobre uma antiga linha férrea que fica acima do nível das ruas. Ou seja, o High Line Park é um jardim suspenso! E os carris do comboio continuam visiveis e foram inseridos de forma genial na arquitectura do parque.
Para já, o High Line estende-se desde a Gansevoort Street até à 20th Street, mas quando a segunda fase estiver concluída, irá chegar até à 34th Street, em plena Midtown!
É comum ver por aqui muita gente a almoçar durante a semana, ou a aproveitar uma pausa no trabalho para apanhar sol ou ler um livro. É um espaço muito agradável, com várias espreguiçadeiras de madeira que têm rodas que encaixam nos carris. A vegetação também foi idealizada para interagir com as vigas de ferro que percorrem o chão. E ao longo de todo o percurso conseguimos ter vistas panorâmicas para a cidade e para o rio Hudson. De um determinado ponto dá até para ver a Estátua da Liberdade lá ao fundo, bem pequenina! A componente artística também está bem presente no parque, que tem sempre exposições temporárias ao longo do percurso.
É já um dos meus espaços preferidos na cidade!
O mais incrível é que tínhamos estado em frente ao parque quando fomos jantar com o João e a Ana e ainda desconhecíamos a sua existência. Do High Line dá para ver perfeitamente o restaurante, que se chama, precisamente, The Park!
Outro aspecto fantástico deste jardim é que percorre algumas das minhas zonas preferidas, como Chelsea, Meatpacking District e Hell's Kitchen. 
Para quem estiver a pensar vir a Nova Iorque brevemente, o High Line Park é, sem dúvida, um espaço que vale a pena visitar! Se não tiverem muito tempo, aproveitem um dia de visita ao Chelsea Market, comprem uma sandocha por lá e vão até ao parque almoçar! Assim, juntam o útil ao agradável!
O High Line é um jardim suspenso, por isso, é necessário usar as escadas ou o elevador para chegar lá acima.

Quando chegamos lá acima, deparamo-nos com este espaço incrível!
À volta predominam os edifícios antigos, com os tijolos à vista. Esta era uma zona predominantemente industrial e a linha férrea servia para o transporte de mercadorias.
Espreitando a zona abrangida pela segunda fase do projecto, que ainda está fechada ao público.
Aqui está o The Park, o restaurante onde fomos jantar com o João e a Ana, mesmo do outro lado da rua...
O que ali vemos é um antiteatro todo em vidro à volta, bem engraçado!
E aqui o Anfiteatro visto de cima, os vidros estão tão limpos que se vê a rua e os carros a circular na perfeição!
Ao longo de todo o percurso, a vegetação interage com a paisagem urbana.
E o que me dizem desta desta esplanada? Que vista!
As belas das espreguiçadeiras! São tão fofas, com as suas rodinhas nos carris! Não são muito confortáveis, mas para descansar um bocado serve!
Como vêm, as espreguiçadeiras são bem concorridas, mesmo sendo pouco confortáveis! 
Os carris são uma presença constante neste parque.
Carris com relva...
E carris com pequenas árvores.
Uma exposição de arte urbana, para contemplar do todo do parque. As instalações que aqui vemos são da autoria da artista Barbara Kruger e, pelo que percebi, neste espaço será construído o novo edifício do Whitney Museum of American Arts, comissário desta exposição.
Um pequeno parque de estacionamento transformado em galeria de arte!
'BELIEF + DOUBT = SANITY'
'YOU'RE IN LOVE, YOU CAN'T STOP SMILING.'
'YOU'RE SAD, YOU WANT TO CHANGE YOUR LIFE.'
'PLENTY IS ENOUGH'
'REAL ESTATE   ART   MONEY   SEX'
'YOU ARE NOT WHAT YOU SEEM.
YOU'RE MORE COMPLICATED, MORE SERIOUS, KINDER, CALMER, AND A TRUE FRIEND''
O Meatpacking District, já a chegar ao fim do parque.
E aqui, com muita pena minha,  a saída do High Line Park.

3 comentários:

lucia disse...

Olá, tenho vindo a acompanhar o blog, e é um imenso prazer lê-lo.
Obrigada pela partilha. Conheço Nova Iorque, mas a última vez que fui, já foi há uns anos e não conheço este High Line Park, já tinha lido alguma coisa sobre ele e visto imagens, parece ser mesmo o máximo. Parabéns e aproveite Nova Iorque, acho que deve ser um privilégio passar uma temporada aí!
Um abraço

Mary disse...

Lucia, obrigada pelas palavras simpáticas e positivas! Espero que continue a acompanhar o aMARYcan LIFE com o mesmo prazer e que continue a encontrar aqui agradáveis surpresas desta cidade tão fascinante!
Beijinhos!

Isa disse...

Sao frequentes as minhas idas a restaurantes na zona do Meat Packing District que, actualmente, e uma zona nocturna muito "in"
... e, posso dizer que o High Line e um "must" - sempre que tenho visitas a Nova Iorque, faco questao de apresentar-lhes esse espaco.
Todos ficam deslumbrados com o espaco e o ambiente boemio que o envolve.
Foi uma ideia formidavel em transformar um espaco abandonado (ainda me recordo disso, nao faz muitos anos) e, dar a origem a um espaco unico para todos desfrutarem.