Menu

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Relembrando os dias de Sol que passei no Bryant Park!

Há já vários dias que não pára de chover por estas bandas... O que significa ficar confinada ao hotel. O único dia em que fez Sol, o meu Mr. Big ficou doente e não ia deixá-lo sozinho, coitadito, com as suas maleitas... Sendo assim, para além do copo ao fim do dia, que me soube pela vida, esta semana tem sido preenchida com ginásio, livros, jornais e televisão. O que vale é que segundo a meteorologia a tempestade vai começar a abrandar hoje, prevendo-se um fim-de-semana sem chuva!
Enquanto lá fora, o temporal vai fazendo os seus estragos, eu estou aqui, em frente ao computador a ver fotos dos dias de Sol em que andava feliz da vida a calcorrear as ruas de Nova Iorque...
Hoje mostro-vos um pequeno oásis no centro da Big Apple, o Bryant Park, um sítio lindo que fica junto à Public Library, mais concretamente nas suas traseiras.
Esta área foi o palco da primeira exposição mundial de Nova Iorque, a "Exhibition of the Industry of All Nations", que decorreu nos anos de 1853-54. Nessa época, foi aí construído um enorme Palácio de Cristal para acolher a exposição que, tragicamente, ardeu em 1858. 
A zona passou por uma época de maior decadência, conhecida pelo tráfico de drogas e, finalmente, em 1980 a 'Bryant Park Restoration Corporation' renovou o parque e devolveu-o aos Nova Iorquinos.
Agora, este espaço fantástico enche-se à hora de almoço com as pessoas que trabalham por ali. Foi precisamente nessa altura que passei por lá e me deparei com um parque cheio de gente e de vida, com pessoas comer, a ler, a conversar, a fazer exercício, acima de tudo a conviver e a aproveitar ao máximo o potencial daquele oásis verde. 
Aos fins-de-semana há aulas de yoga, frequentemente fazem por lá grandes concertos e no Inverno a área de relvado dá lugar a um ringue de patinagem, o único gratuito em toda cidade! Só por isso, já estou curiosa para ver o Bryant Park na estação mais fria! Pelas fotografias do folheto, parece bem interessante!

À entrada do Bryant Park, o primeiro impacto: um jardim no centro da cidade cheio de gente a almoçar! Por todo o espaço há várias mesas e cadeiras onde as pessoas podem sentar-se e comer o seu almoço, comprado ou feito em casa.

Em Nova Iorque também há muitos pombos e por cá há avisos nos parques e espaços verdes para não os alimentar e a alertar para as suas doenças. 

Uma estátua de William Cullen Bryant, que dá o nome ao parque e que foi um poeta, editor e defensor da cidade e dos seus espaços cívicos. 

Quem almoça no Bryant Park tem direito a música ao vivo! Este piano é simplesmente lindo!

No Bryant Parque vêem-se diferentes tipos de pessoa aproveitando a hora de almoço para descontrair.

Achei especial graça a este grupo que estava a fazer malabarismos. Um deles chegou mais tarde, todo engravatado e lá esteve também a fazer malabarismos. A determinada hora, pegou no seu saco com as massas e foi-se embora, provavelmente, para trabalhar, os outros dois lá continuaram... 

É impressionante a quantidade de gente que se junta ali! Só pensava, porque é que não há sítios assim em Lisboa?!

Numa das zonas do parque, dedicada às crianças, há este carrossel super fofo! 

Na mesma zona, as crianças podem aproveitar para descansar nestas mesas e cadeiras e ler um livrinho!

Um ciclista aproveita o fresco que vem da fonte para descansar e mandar um sms!

Junto à fonte há apetecíveis mesas e cadeiras e alguns quiosques de comida, para quem tiver vindo para o parque de mãos a abanar.

A fachada da Biblioteca de Nova Iorque, com os seus imponentes leões! É atrás dela que se 'esconde' o Bryant Park.

A planta do jardim, que pode ser consultada na brochura do Bryant Park.

Também na brochura podemos ver esta foto tirada durante o Inverno... Neve até aos joelhos!

Sem comentários: