Menu

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tesourinhos de Nova Iorque: o Muro de Berlim, a Hello Kitty Gigante e a Estátua que Prega Sustos!

Andamos numa nova saga... Depois das botas e dos telemóveis, o desafio do momento é encontrar casa! A verdade é que estamos cansados de hotéis e de estar a um rio de distância de Manhattan, por isso, andamos 'desesperadamente' à procura não de um apartamento, mas de uma despensa! Sim, porque em Nova Iorque qualquer metro quadrado custa uma pequena fortuna! Ontem lá andei eu a ver casas, vi umas seis, as três primeiras num edifício novo, mas mais afastado do centro. Os outros três ficavam no centro, bem em cima da Broadway, mas o edifício é antigo e o barulho das sirenes e das buzinas é constante. Além disso, também não nos apetece estar mesmo no meio da confusão. 
O que eu queria mesmo era o Soho, mas para o meu Mr. Big já fica um pouco fora de mão, ainda assim, vamos tentar ir lá no fim-de-semana ver uns apartamentos que encontrámos na net. 
Apesar das minhas andanças de edifício para edifício, ainda deu para ir espreitar um lugar especial: uma pequena praça junto ao número 520 da Madison Avenue onde foram colocados cinco blocos do antigo muro de Berlim. O mural está aqui desde 1990, mas poucos sabem o que ele é. O lado dos painéis que está visível é correspondente ao lado oeste e foi pintado pelos artistas alemães Thierry Noir e Kiddy Citny. O lado oposto, virado para a parede é o do lado este e permanece em branco, tal como nos tempos da antiga União Soviética. 
O conjunto de 5 painéis do antigo Muro de Berlim ladeado por cascatas de água, numa praça pública bastante movimentada. 
Naquele espaço concentram-se os funcionários dos edifícios à volta, bem como turistas e visitantes que aproveitam para descansar na esplanada pública, mas nem todos sabem que ali está um retalho da história mundial.
Quando andava ali naquela zona, deparei-me com uma Hello Kitty gigante, na praça/jardim central do Lever House, o edifício 390 da Park Avenue. Depois de pesquisar, descobri que o autor é Tom Sachs e que no espaço estiveram outras estátuas mais pequenas, mas que entretanto já foram retiradas porque a exposição durava até 6 de Setembro. Só não sei se também vão retirar a Kitty gigante ou se esta vai continuar por lá. Parece uma boneca feita em 'paper maché', mas na verdade é uma enorme estátua de bronze, pintada de branco.
Aqui está ela, a Kitty gigante, bem no centro da Praça!
E aqui faz-me lembrar o fantasma gigante que aparecia nos desenhos animados do Ghostbusters! Deve ser por causa das formas arredondadas...
Depois de visitados todos os apartamentos, aproveitei e fui dar uma voltinha ao Macy's, um enorme armazém de nove andares onde é possível encontrar quase tudo (digo quase tudo porque quando andei à procura das minhas botas fui lá e eles não tinham o modelo que eu queria...). Claro que me bastou o piso 0, onde estão as malas, acessórios e perfumaria, e o -1, que tem o espaço gourmet e os chocolates da Godiva...
Uma das esquinas do Macy's está decorada com este simpático saco de compras gigante! 
Quando saí de lá, já a arrastar-me, fui sentar-me num pequeno parque que há em frente, na Broadway, e estou eu sossegadinha, a olhar para as plantas das casas e a fazer comparações entre umas e outras quando chegam dois senhores na casa dos sessenta e se sentam ao pé de mim a conversar. Estavamos mesmo junto a uma grande estátua para a qual eu não me tinha dado ainda ao trabalho de olhar... Nisto, passado uns minutos, a estátua começa a tocar como se fosse um sino e os senhores levantam-se aos saltos dizendo "Yes", "Yes"! Eu olho para a estátua e vejo que é um sino com dois homens, um de cada lado, a bater-lhe com um martelo e lá em cima está um relógio marcando as cinco horas. A estátua é uma espécie de relógio de cuco! Um dos senhores, ao ver a minha admiração, diz-me "vivo aqui há anos e é a primeira vez que vejo isto a funcionar!". E eu que ainda nem estou aqui há um mês, já consegui ter essa sorte, ou apanhar esse susto!
Aqui está a estátua com o sino e o relógio lá em cima. Eu estava sentada naquela mesa mesmo junto à estátua.
E aqui, a fotografia tirada quando ainda estava sentada a ouvir o sino tocar!

Sem comentários: