Menu

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Mercado Biológico de Union Square - uma descoberta a meio de um longo passeio

Hoje andei tanto, tanto, tanto, que tenho a sensação de que amanhã não me vou conseguir mexer... Nova Iorque presta-se a isso, e eu, que adoro calcorrear, porque acho que é assim que se conhecem verdadeiramente os sítios, distraio-me durante horas andando por aí, sentido os cheiros (e já tenho algumas teorias sobre os cheiros de Nova Iorque!), observando as pessoas, namorando montras...
Pelo meio, entrei em algumas lojas, nomeadamente a GAP, que em termos de preços é comparável à 'nossa' Massimo Dutti, embora com um estilo de roupa mais casual, apostando fortemente nos jeans e na roupa mais desportiva. E tal como a já me tinham dito, a roupa infantil é especialmente fofinha! Depois fui à Loft, que eu julgo que ainda não há em Portugal, e fiquei apaixonada por umas quantas pecinhas... E, finalmente, entrei numa Zara! Sim, confirma-se: é bem mais cara por cá! Não são preços proibitivos, mas dando um exemplo prático, o último vestido que comprei na Zara custou 29,90€. Aqui custa 59,90$, ou seja, deve ser uns 15€ mais caro do que em Portugal. Este é apenas uma amostra do que acontece à generalidade das peças, que em média são entre 15€ a 20€ mais caras.
Depois de ter explorado a Midtown e a Upper East Town, hoje fui então para as zonas de Chelsea, Union Square, Greenwich Village, Soho, East Village e ainda, por acaso, Little Italy.
As fotos seguintes foram um acaso de sorte! Ao passar por Union Square deparei-me com uma enorme quantidade de tendas. pertencentes ao GreenMarket que, soube depois, decorre todas as segundas, quartas, sextas e sábados. Mais de 200 agricultores vendem aqui os seus produtos, e se tinham bom aspecto! Vegetais, pão e bolos, flores, ervas aromáticas, mel, queijo, até peixe se vende nesta feira biológica ao ar livre, o que resulta numa explosão de cores que liga na perfeição com dia de Sol que hoje esteve, apesar de ser o início do Outono.

Plantas e ervas aromáticas, porque uma casa sem elementos verdes não faz sentido! Sempre me lembro da minha mãe ter plantas em casa e da batalha que era manter muitas delas vivas, sobretudo os mangericos! Ela sempre gostou de os comprar na época dos Santos Populares e este ano até lhe ofereci um que comprei na feira Crafts & Design do Jardim da Estrela, pergunto-me se terá resistido ao Verão... Mas o que é um facto é que a minha mãe nunca desistiu de ter plantas em casa, e algumas tornaram-se belíssimos elementos decorativos!

Aqui vendia-se pão e bolos caseiros, e a procura era muita!

Estas flores tinham umas cores irresistíveis! Que bela 'montra'!

Aqui vendiam-se rabanetes.

Frutas e vegetais biológicos, só coisinhas boas!

Estes pimentos encarnados entravam pelos olhos dentro!

Sumos de fruta fresquinhos, tão bom!

Plantinhas!

Uma fonte fresca e uma pausa à sombra...

Apesar de ser o primeiro dia de Outono, o calor apertava!

Flores e mais flores!

As maçarocas de milho que são tão populares por aqui. Ainda me lembro da minha avó guardar algumas para mim e para as minhas irmãs às escondidas do meu avô, porque em Portugal ainda não é muito comum comer assim o milho, e segundo ele, o milho era para as galinhas, não para nós!

As abóboras começam a tomar conta da cidade à medida que o Halloween se aproxima... Estas eram do tamanho de laranjas, o que lhes dava especial graça!
E depois de uma tarde fantástica, debaixo de um Sol intenso e com um calor tórrido, sai do autocarro em New Jersey e chovia torrencialmente, com direito a trovoada e tudo! Nas notícias já referiram os estragos, parece que caíram umas árvores e houve umas inundações, cortes de electricidade, coisa pouca por aqui... Fomos jantar ao Sushi Cruise, um restaurante Japonês junto ao rio, com uma vista fantástica para Manhattan, que até ficou beneficiada com os relâmpagos!
Agora, vou dormir, que já é tarde e eu estou a morrer de sono! Além disso, acho que as minhas pernas entraram em greve de tanto andar porque não as sinto!

2 comentários:

JFG disse...

Também quero comer japonês com vista para Manhattan. Beijo grande e bom descanso

Unknown disse...

Mary Jay com os teus posts até parece que consigo imaginar-me a ver o mercado! :) continua a dar-nos noticias Beijinhos Maria Joao