Menu

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fama: para uns tem um preço, para outros tem lucro!

Foi há relativamente pouco tempo que comecei a ouvir falar no fenómeno Jason Bieber. Para quem não conhece, passo a explicar: é um adolescente de 16 anos que se tornou no ídolo da maioria das crianças e adolescentes americanas na faixa etária entre os 3 e os 16 anos. 
A 'Biebermania' chegou a tal ponto que quando o rapaz  foi apanhado aos beijos com uma miúda no banco de trás de um Honda surgiram de imediato inúmeros vídeos no Youtube de crianças e pré-adolescentes histéricas, que choravam, gritavam, amaldiçoavam e ameaçavam a rapariga beijada. Esta, por sua vez, é uma das 'actrizes' que entra num dos videoclips do 'artista'. O mais incrível é que a grande preocupação dele não era que o tivessem gravado e fotografado a beijar uma rapariga, mas o facto de estar num simples Honda!
Jason Bieber, esse fenómeno que arrasta multidões de miúdas foi descoberto no Youtube pelo que viria a ser o seu Manager.
Estas 'carreiras prodígio' parecem ser não só aceitáveis como cada vez mais incentivadas na nossa sociedade.
Ainda ontem fiquei colada à televisão a ver um documentário sobre um miúdo que aos 14 anos já era paparazzo. Numa noite como outra qualquer, o actor/realizador Adrian Grenier foi fotografado por uma legião de paparazzi no qual estava inserido Austin Visschedyk, o dito teenager. A partir daí, decidiu aprofundar o assunto através deste documentário - Teenage Paparazzo. O que é que levava um miúdo daquela idade a andar por aí, por vezes 17 horas por dia a tirar fotografias a gente famosa? Isso mesmo, o facto de ser gente famosa! O culto pela fama é  tal que a determinado momento Austin pergunta ao realizador: "Será que depois disto, os paparazzi me vão fotografar a mim?". Tudo o que aquela 'criança' ambiciona é a fama, tal como legiões de outras crianças e jovens.
Na semana passada, o USA Today trazia uma estatística que dizia que a profissão mais invejada pelas faixas etárias mais novas é a de actor/actriz. Ontem, no documentário, também foi referido um estudo segundo o qual os inquiridos, adolescentes e jovens, preferiam ser assistentes de alguém famoso do que deter um alto cargo numa empresa. Estudar não passa definitivamente pelos horizontes desta geração, que quer ser rica e famosa sem grande esforço, graças aos exemplos que tem, como o tal Jason Bieber ou Paris Hilton, que também aparece no documentário de Grenier. A páginas tantas, ele conta-lhe a história de Narciso, que por gostar tanto de si próprio, morreu afogado num lago ao tentar beijar o seu reflexo. Ela não só não conhecia a lenda como no fim pergunta: "Is it real?"... 
Num momento em que muito se debate o estado da educação nos media americanos, tendo sido lançado um novo documentário sobre o tema - Waiting for Superman - de Davis Guggenheim (o mesmo de Uma Verdade Inconveniente), é assustador pensar que estas crianças, adolescentes e jovens são adultos em construção, que por um lado querem crescer e ser gente famosa demasiado depressa, mas que agem constantemente como miúdos mimados, que são 'deseducados' pelos pais e desculpabilizados pela sociedade, que os acha muito engraçados...  

Esta criança de 3 anos, fã de Jason Bieber, está inconsolável com o facto de ele ter beijado outra rapariga! 
So long for the Prince Charming... It seems like he found other Cinderela!


O trailer de Teenage Paparazzo.

Sem comentários: