Menu

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os dias de chuva...

Os museus são o programa ideal para dias de chuva! E como ainda apanhámos uns quantos durante a semana passada, aproveitámos para tomarmos uns banhos, não de água (embora tenhamos apanhado com alguma chuva e até neve pelo caminho), mas de cultura e conhecimento...
Andámos pelo American Museum of Natural History (dos poucos que está aberto à segunda-feira), pelo Metropolitan Museum of Art (Met) e pelo Museum of Modern Art (MoMa), o único dos três que ainda não conhecia (mais uma dica: a entrada é gratuita nas sextas-feiras a partir das 16 horas).
Sempre que entro num museu aqui em Nova Iorque fico admirada com a grandiosidade destes espaços... Estando eu habituada aos pequenos museus portugueses, dou comigo aqui a perder-me pelos corredores, salas e pisos que cada museu oferece. A verdade é que a primeira vez que fui ao Met não consegui ver sequer metade da colecção exposta! E desta segunda vez já vi muitas coisas que me tinham escapado. Mesmo no Museu de História Natural ainda havia um piso inteiro por descobrir! E tenho a certeza que quando voltar a visitá-los, haverá coisas que em duas visitas me passaram despercebidas. Por isso, cada ida ao museu representa uma novidade, porque há sempre mais para aprender e conhecer! 
Depois de tudo isto, parece-me que este deve ter sido o post mais didáctico que aqui escrevi...
Em dias de chuva, eu e a minha "prenda" lá andávamos de galochas, a chapinhar nas poças! E a corrermos para o metro, para fugir das cargas de água!
Aqui está o piso que eu ainda não tinha visto no Museu de História Natural, e que por acaso até é dos mais giros! Tem a vida marinha, cristais e pedras preciosas, a pré-história...
O tronco de uma árvore milenar!
Um antepassado...
 Mais uns antepassados! Estão a vê-la de pedra na mão?! Já naquela época as mulheres eram lixadas! 
Mudando de museu, eis o Met!
Estátua de homens nus é o que não falta por lá, assim como de mulheres.
Uma das minhas obras preferidas de Salvador Dalí.
Bibelots muito bóóónitos!
Novo museu: MoMa! 
Na galeria dedicada ao HIV Sida.
E até um helicóptero há por lá! 

3 comentários:

Pipita disse...

Bem Mary as celebrações dos teus anos têm sido fantásticas! Que maravilha! Partilha estas coisas giras, assim podemos passear por NY sem lá ir :)

Beijinhos

A Escriva disse...

Pronto, lá estou eu a sentir uma pontadinha de inveja... não consigo deixar de me querer aí a passear! Parece tudo tão mais bonito na cidade dos sonhos!

Xuxi disse...

Não sei se sabes mas....(must people don´t) you can also get in for as little as a dolla in the AMNH...or whatever you wanna pay....if you just do it like a true New Yorker.
:)