Menu

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Havana...

A Sara Esteves pediu e eu tenho todo o gosto em escrever mais sobre Cuba.
A verdade é que quando escolhemos este destino eu não estava muito entusiasmada.
Entretanto, comecei a estudar mais sobre esta ilha e a sua história e fui-me apaixonando... Aliado ao típico paraíso das Caraíbas havia todo um lado histórico e cultural para explorar!
E, de facto, as minhas expectativas não saíram minimamente defraudadas.
Passear por Habana Vieja (a zona mais antiga da cidade), elevada a património da humanidade pela Unesco em 1982, é uma experiência única, seja pelos músicos que animam as ruas, pelas montras das lojas que apresentam modelitos de há 20 anos atrás, ou pelo constante contacto por parte dos cubanos. 
Para quem está a pensar ir a Havana brevemente, aqui ficam as minhas sugestões:
- Museu da Revolução, antigo Palácio Presidencial, onde uma exposição retrospectiva mostra como Fidel Castro ascendeu ao poder e como têm sido estes quase 55 anos de regime.
- O Museu Havana Club, para conhecer melhor a cultura do rum nas Caraíbas, intimamente ligada à plantação de cana de açúcar naquela zona.
- A Fábrica de Charutos, embora eu não a tenha visitado porque estava fechada para férias.
- Os Bares La Floridita (best daiquiri ever!) e La Bodeguita del Medio, ambos espaços de eleição de Ernest Hemingway, muito diferentes, mas ambos carismáticos.
- Um passeio pelo Malecon, o paredão lá do sítio. À noite os cubanos gostam de parar por ali e conviver entre um copo e outro, à boa maneira do botellon espanhol.
- Uma visita ao Museu do Chocolate, que no fundo é apenas um café, para um copo do melhor chocolate frio que alguma vez provei. Tão bom, mas tão bom, que em vez de um acabei por beber dois! Esqueçam o Ucal porque este chocolate frio não tem nada a ver com um leite com chocolate. É mais uma espécie de Cornetto de chocolate em versão líquida!

Museu da Revolução




Capitólio (encerrado para obras)
Igreja Catedral
Praça Velha

A vista do rooftop do Hotel





Topo do Edifício Bacardi. Dá para visitar o rooftop!
O átrio do Edifício Bacardi.
A vista lá de cima...


O Bar La Bodeguita del Medio.




O Bar La Floridita

Ir a Cuba e não fumar um habano é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa!
A música é uma constante em Cuba e corre nas veias dos Cubanos!
O Museo del Chocolate!


Eça de Queirós foi Cônsul em Cuba e era cliente habitual nesta casa de chá de Havana. Chama-se Casa de las Infusiones.

Almoçámos na Casa de las Infusiones e esta frutinha estava divinal!
O Museu Havana Club


Água de coco na Feira de Artesanato!
Uma pastelaria cubana toda catita!
Uma farmácia antiga

Mary feliz com um salsicha fofinho nos braços!
Primeiro dia de férias... Dá para perceber pelo meu tom branco-amarelado!

1 comentário:

Sara Esteves disse...

*.* Obrigada!!!:D
Eu estou mesmo rendida! Muito obrigada pelas fotos e pelas dicas (espero mesmo fazer uso delas o quanto antes xD).
Acho que é impossível não ficar ainda mais convencida com essas fotos!:))
Só mais uma perguntinha :$ :)) foram vocês que marcaram tudo sozinhos ou foi através de alguma agência?...Se preferires podes me enviar mail saraesteves@palmier-imageconsulting.com

Obrigada!!:D A sério, ainda fiquei "mais maravilhada" :D
beijinho****
sara.