Menu

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

When in Rome... Just go see the Pope!

Numa visita a Roma, diria que é quase obrigatório ir ver o Papa! Sobretudo, se tiver a sorte de estar por lá num domingo, como foi o nosso caso.
E por isso, aproveitámos o dia do Senhor para visitar Vaticano. Valeu a pena. A Basílica de São Pedro é a igreja mais bonita e majestosa onde alguma vez estive. 
Mas, para mim, o melhor foi mesmo poder ver ao vivo a Pietà, de Michelangelo. A famosa escultura de Maria com o seu filho Jesus, morto, nos braços é sublime. A perfeição e a atenção ao detalhe faz dela uma obra ímpar.
O pior foi quando nos lembrámos de subir até à cúpula para apreciar a vista... Juro que por muitas vezes que volte a Roma, nunca mais o faço! Eu não sou uma pessoa claustrofóbica, mas subir por umas escadinhas manhosas que não têm mais de meio metro de largura e por corredores em que por vezes é preciso ir meio de lado, com filas de gente que quando o da frente decide parar mais ninguém anda, confesso que mexeu com o meu sistema nervoso! 
Claro que a vista lá de cima é fantástica e, sim, valeu a pena. Mas subir até lá acima uma vez na vida é o suficiente. E não recomendo a experiência a pessoas que sofram de ansiedade ou claustrofobia. Seriously!
Quando voltámos para baixo, já era quase meio-dia, hora da Benção Apostólica que o Papa dá todos os domingos aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro. 
Sinceramente, estava à espera que estivesse mais gente, a Praça não estava cheia. Mas quando o Papa Bento XVI finalmente apareceu à janela, foi recebido como uma verdadeira Pop Star, com direito a aplausos, assobios e gritos emocionados dos "fãs". Sem, dúvida, um momento memorável.
Outra coisa que não pode faltar numa visita ao Vaticano é ir ver a Capela Sistina! 
No teto, os frescos de Michelangelo, mais uma vez, esse génio do Renascimento, representam passagens dos Génesis, com especial destaque para a célebre imagem da Criação de Adão, em que o seu dedo deste toca o de Deus. Infelizmente, não tenho fotos do interior da Capela. É proibidíssimo fotografar ou filmar lá dentro! Mas, compreende-se. O objetivo é preservar as pinturas. E nos dias que correm, basta escrever no Google "Capela Sistina" e aparecem milhares de resultados! 
Por isso, e para quem tiver essa oportunidade, o melhor mesmo é ver ao vivo!
A perfeita Pietà.

O imponente corredor central da Basílica de São Pedro.

A estátua de São Pedro, com o pé gasto de tanto ter sido  tocado!
A vista da Basílica lá de cima, da cúpula.
Não, não era o Papa... Mas, de vez em quando, passam padres pelos corredores da Basílica, para irem celebrar as missas.
A vista do topo da cúpula da Basílica. Ah e tal... É bonito, mas  subir aquele "inferno" uma vez, chegou!
A entrada para o Museu do Vaticano, cuja visita permite o acesso à Capela Sistina.
Diz que esta é a casinha onde vive Bento XVI.
E cá está ele! Bento XVI!
Ou como nós, carinhosamente, o chamamos - Papa Ratzinger. 

1 comentário:

S* disse...

O Papa Ratz! :D Deve ser uma experiência fabulosa.