Menu

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

When in Rome... Just eat a lot!

Fui para Roma convencida de que iria adorar...
Mas a verdade é que foi ainda melhor do que eu esperava!
Roma transpira cultura, história e vida. 
Julgo que desde que voltei de Nova Iorque nunca mais tinha visto tanta gente junta. Com uma grande diferença: em Nova Iorque as ruas e os passeios são largos, mas em Roma os caminhos são tão estreitos que as pessoas inundam as estradas e é preciso alguma paciência para andar pelas zonas mais turísticas.
Imaginem um sábado à noite no Bairro Alto, mas a qualquer hora do dia. Isso é Roma!
E compreende-se. Porque Roma é linda, acolhedora, solarenga e alegre.
Não pude deixar de me lembrar do livro Eat, Pray, Love. Não só porque a primeira parte desenrola-se em Itália, particularmente em Roma, mas também porque todo o livro poderia passar-se lá. A comida é de chorar por mais, igrejas não faltam e recantos românticos também não!
Vim de lá com a clara sensação de que poderia viver muito feliz por lá... O contra-ponto é que iria, com certeza, ganhar uns quantos quilinhos!


A escadaria junto à Praça de Espanha: um pequeno exemplo das multidões que circulam por Roma.
A Praça de Espanha.
Mais uma da Praça de Espanha, aqui com vista para a Via Condotti, a 5th Avenue lá do sítio, onde se situam as lojas e marcas mais caras e conceituadas.
A Fonte de Neptuno, na Piazza Navona.

A Fonte de Trevi, a mais famosa e procurada de Roma. Ficou imortalizada no filme de Fellini La Dolce Vita. Faz parte da tradição pedir um desejo à fonte enquanto se atira uma moeda de costas. Diz a lenda que quem não o fizer jamais voltará a Roma. Pelo sim, pelo não, também mandei a minha moedinha e pedi um desejo. Até porque tenho esta mania de atirar moedas para tudo o que é fonte!
A Boca da Verdade! Diz-se que quem lá puser a mão e estiver a mentir fica maneta... Ou pelo menos leva uma dentadinha...
A minha grande desilusão em Roma: A estátua de Rómulo e Remo é mínima e fica num ermo escondido! Lá perto há um arbusto esculpido com a forma desta estátua que consegue ser maior do que a original!
Sabes que estás em Roma... Quando vês Vespas e Aceleras por toda a parte!
Mais motoretas catitas...
Amanhã há mais, I promise!
Tenho muitas fotos de comidinhas ainda por mostrar! Eh eh...

5 comentários:

Pipita disse...

Já fui muito feliz em Roma! Passei lá parte da minha lua de mel :)

Beijinhos

S* disse...

Tenho amigas que foram a Roma no início do ano... depois disso uma foi a Barcelona. Comentário? Depois de ir a Roma, pouco mais consegue fascinar-me.

Fashionista disse...

adorei as fotos e por acaso é o próximo destino da nossa lista!

stantans disse...

a boca da verdade ficou imortalizada no Roman Holiday, se nunca viste aconselho vivamente, um dos meus filmes preferidos :)

C disse...

Roma é daquelas poucas cidades que adorava conhecer e que ainda não houve oportunidade e com descrições destas uma pessoa fica com ainda mais vontade de conhecer!